Re: [obm-l] Problema legal

Title: Re: [obm-l] Problema legal
Oi, pessoal:

No meio de varios problemas da sexta serie, esse aqui, proposto pelo Marcelo Souza, muito mais interessante, acabou caindo no esquecimento.

Eu comecei a fazer no braco, mas cai numas desigualdades horriveis e desisti.

Depois, testei varios casos no computador e cheguei a uma conjectura:
Joao resolve no maximo duas equacoes, ou seja, se houver uma terceira equacao, ela terah necessariamente, raizes complexas.

Exemplos:
1) x^2 + 2x + 3 = 0 ==> raizes complexas ==> Joao para na primeira.

2) x^2 - 5x + 6 = 0 ==> raizes: 2 e 3 ==> cai na equacao (1) e, portanto, para na segunda.

3) x^2 - x - 30 = 0 ==> raizes: -5 e 6 ==> cai na equacao (2) e, portanto, para na terceira.

Repare que esse processo nao pode ser continuado pois -1 > -30 e o enunciado diz que o coeficiente de x tem que ser inferior ao termo independente.

Entao? Quem se habilita a provar ou encontrar um contra-exemplo pra conjectura acima?

[]s,
Claudio.