Re: [obm-l] Re: [obm-l]_Feiticeira_de_Gauss,_Geometria_hiperbólica_e_Riemanianna

Por acaso a riemanianna é projetada numa circunferência??
E, na teoria da relatividade, que eu já andei olhando alguma coisa, por que a massa varia???
Obrigado
Alan Pellejero
"Nicolau C. Saldanha" <nicolau@mat.puc-rio.br> wrote:
On Mon, Apr 26, 2004 at 12:53:00PM -0300, Alan Pellejero wrote:
> Pessoal, desculpem-me se este assunto for off-topic, na verdade eu nem sei o
> que não é off-topic, mas eu gostaria de saber o que é a feiticeira de gauss.

Acho que a reclamação do Claudio não foi no sentido de que a sua mensagem
fosse off-topic, foi no sentido de dizer que a pergunta já tinha sido
respondida.

As perguntas abaixo não são off-topic mas exigem livros inteiros
para responder. Vou dar respostas sumárias.

> Gostaria de saber também o seguinte:
>
> se a geometria euclidiana é projetada no plano, onde é projetada a
> riemanianna e a hiperbólica???

Esta pergunta não faz sentido.

> Ouvi tambeém comentários sobre uma outra geometria que fazia a projeção num
> plano que parece uma "cela de cavalo"...

O plano hiperbólico tem curvatura negativa; a sela de cavalo também tem;
as semelhanças param mais ou menos por aí.

> Por que tantas geomeetrias???

Por que são úteis. Existem tantas geometrias quanto os mátemáticos são
capazes de inventar e as mais úteis ficam famosas.

> Existem outras além dessas?

Muitas.

> Por que Einstein precisou da riemanianna pra formular a teoria da
> relatividade???

Acho que para responder esta pergunta você precisa primeiro estudar
os dois assuntos, não? Existem um monte de livros bons.

[]s, N.

Yahoo! Messenger - Fale com seus amigos online. Instale agora!