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Re: [obm-l] Re: [obm-l] Farpas, Problemas e Formação



Oi, Rafael:

A sua formação não me é significativa de forma alguma e se você não quiser
falar a respeito, não tem problema nenhum. Não se toca mais nesse assunto.

Eu apenas estou curioso quanto à demografia da lista obm-l, ou seja, se os
participantes são alunos, professores, pesquisadores ou apenas amadores (que
é o meu caso). De fato, através da lista eu passei a conhecer várias pessas
muito legais e que, assim como eu, gostam de matemática. Entre elas, estão
alguns professores. Pelo tom um tanto quanto professoral das suas mensagens,
eu imaginei que você pudesse lecionar em alguma escola. Assim, nada mais
natural do que perguntar sobre sua formação. Mas, pra evitar qualquer
mal-entendido, retiro a pergunta.

[]s,
Claudio.

on 16.04.04 10:07, Rafael at cyberhelp@bol.com.br wrote:

> Cláudio,
> 
> Concordo com a sua mensagem até a parte que me diz respeito. Em nenhum
> momento, pretendi esconder a minha formação, mas também não pensei que a
> minha lhe era tão significativa, ou que a minha e a sua fossem assunto para
> e-mails nesta lista. Além disso, se os mal-entendidos surgem, certamente não
> são intencionais e são contornáveis, tanto que já estão desfeitos.
> 
> 
> Um abraço,
> 
> Rafael de A. Sampaio
> 
> 
> 
> 
> ----- Original Message -----
> From: claudio.buffara
> To: obm-l
> Sent: Friday, April 16, 2004 9:23 AM
> Subject: [obm-l] Farpas, Problemas e Formação
> 
> 
> Pessoal:
> 
> Vamos parar com essas trocas de farpas, as quais, além de desagradáveis e
> off-topic, são contra-producentes. Muito melhor é concentrarmos a nossa
> energia na resolução dos problemas ainda em aberto na lista, tais como, por
> exemplo, o que o Danilo mandou há alguns dias:
> 
> Exiba uma função f:[0,+infinito) -> R, de classe C^1 (ou seja, com derivada
> contínua) e tal que qundo t tende a +infinito, f''(t) + (f'(t))^2 tende
> a -infinito.
> (Danilo: por favor me corrija se o enunciado estiver errado)
> 
> Além desse, eu tenho um outro de combinatória em duas partes:
> Parte 1: Prove que, se escolhermos quaisquer 90 elementos distintos do
> conjunto {1,2,3,...,2004}, existirão quatro elementos distintos, dentre os
> 90 escolhidos, tais que a soma de dois deles é igual à soma dos outros dois.
> 
> Parte 2: Determine o menor N tal que, se escolhermos quaisquer N elementos
> distintos do conjunto {1,2,3,...,2004}, existirão quatro elementos
> distintos, dentre os N escolhidos, tais que a soma de dois deles é igual à
> soma dos outros dois.
> 
> Em tese, existe também uma parte 3, que é igual à parte 2, mas com o
> conjunto sendo {1,2,...,M}.
> 
> A parte 1 eu consegui fazer, mas gostaria de ver soluções diferentes da
> minha, pois uma dessas talvez possa ser generalizada para se resolver a
> parte 2, que eu não consegui fazer.
> 
> ****
> 
> No mais, não vejo razão para se esconder a própria formação, como o Rafael
> parece estar fazendo. Por exemplo, eu sou formado em engenharia elétrica
> (ênfase em sistemas) pela PUC-RJ e estudo matemática por conta própria
> porque gosto. Hoje em dia estou fazendo dois cursos no IME-USP como
> ouvinte - Análise Real e Álgebra III, que consiste de teoria dos corpos e
> teoria de Galois.
> 
> []s,
> Claudio.
> 
> 


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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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