From: claudio.buffara
To: obm-l
Sent: Friday, April 16, 2004 9:23 AM
Subject: [obm-l] Farpas, Problemas e Formação

Pessoal:

Vamos parar com essas trocas de farpas, as quais, além de desagradáveis e
off-topic, são contra-producentes. Muito melhor é concentrarmos a nossa
energia na resolução dos problemas ainda em aberto na lista, tais como, por
exemplo, o que o Danilo mandou há alguns dias:

Exiba uma função f:[0,+infinito) -> R, de classe C^1 (ou seja, com derivada
contínua) e tal que qundo t tende a +infinito, f''(t) + (f'(t))^2 tende
a -infinito.
(Danilo: por favor me corrija se o enunciado estiver errado)

Além desse, eu tenho um outro de combinatória em duas partes:
Parte 1: Prove que, se escolhermos quaisquer 90 elementos distintos do
conjunto {1,2,3,...,2004}, existirão quatro elementos distintos, dentre os
90 escolhidos, tais que a soma de dois deles é igual à soma dos outros dois.

Parte 2: Determine o menor N tal que, se escolhermos quaisquer N elementos
distintos do conjunto {1,2,3,...,2004}, existirão quatro elementos
distintos, dentre os N escolhidos, tais que a soma de dois deles é igual à
soma dos outros dois.

Em tese, existe também uma parte 3, que é igual à parte 2, mas com o
conjunto sendo {1,2,...,M}.

A parte 1 eu consegui fazer, mas gostaria de ver soluções diferentes da
minha, pois uma dessas talvez possa ser generalizada para se resolver a
parte 2, que eu não consegui fazer.

****

No mais, não vejo razão para se esconder a própria formação, como o Rafael
parece estar fazendo. Por exemplo, eu sou formado em engenharia elétrica
(ênfase em sistemas) pela PUC-RJ e estudo matemática por conta própria
porque gosto. Hoje em dia estou fazendo dois cursos no IME-USP como
ouvinte - Análise Real e Álgebra III, que consiste de teoria dos corpos e
teoria de Galois.

[]s,
Claudio.