[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]
Re: [obm-l] Paradoxo dos Cursinhos
Isso n�o � nada, o pior � quando o cursinho, lhe faz uma revista mensal para os alunos no qual cita "O MAIOR INDICE DE APROVA��O", logo abaixo universidades como UNICAMP / ITA / UNESP / FUVEST.
Acima h� uma foto com um rapaz, pintado no rosto as seguintes frases ITA/UNICAMP/FUVEST 2004. O que torna interesse � que esse "suposto" aluno, n�o est� na lista de aprovados do cursinho!!!
Obs.: Na revista cita o nome do rapaz.
O que me deixa incr�velmente curioso, � o fato desse mesmo cursinho lhe oferecer todo apoio necess�rio, n�o ser capaz, de lhe conseguir provas do ITA de 93/94/95/96...
Sinto mais ainda, ao ver que a vit�ria do "aluno" para entrar na t�o sonhada universidade, vire apenas um jogo de marketing de uma empresa, tirando todo o prest�gio e trabalho do aluno.
Costumo pensar que Cursinho � apenas "15%" da prepara��o do vestibulando.
Os que consegue o "OBJETIVO" s�o aqueles que se esfor�aram, al�m do cursinho!!
kara23@bol.com.br wrote:
Provavelmente se tu fosses dono de cursinho n�o estaria com muitos
alunos... ehhe :-)
O que explica isso � a pragm�tica da linguagem, muito explorada pelo
marketing. A pragm�tica da linguagem � o efeito causado no sujeito por uma
comunica��o. Provavelmente o efeito de dizer que cursinho tal passou x
alunos em 1.o lugar em y concursos � algo do tipo: "poxa eles s�o bons
mesmos!". Temos que lembrar tamb�m que grande parte de nossas decis�es (de
compra nesse caso) n�o s�o tomadas a partir de um racioc�nio l�gico exato,
embora gostar�amos que fossem. Muitas vezes at� argumentamos l�gicamente
para explicar uma decis�o tomada, mas estudos comprovam que esses argumentos
n�o s�o necess�riamente decisivos. Isso pode ser claramente percebido na
economia, onde altas e baixas de cota��es s�o regidas por ondas de
inseguran�a, medo, boatos, etc..
Provavelmente
se tu fosses mais "honesto" em uma propaganda n�o
conseguiria o efeito que desejas (mais vendas).
----- Original Message -----
From: "Claudio Buffara"
To: "Lista OBM"
Sent: Thursday, April 08, 2004 12:36 PM
Subject: [obm-l] Paradoxo dos Cursinhos
> Voces jah repararem que as propagandas de quase todos os cursinhos de
> preparacao para o vestibular dao enfase aos primeiros lugares obtidos por
> seus alunos?
>
> Me parece obvio que quando um aluno obtem o primeiro lugar em algum
> vestibular (especialmente se for um curso muito concorrido, tipo medicina,
> engenharia ou direito), o merito eh muito mais do aluno do que do
cursinho,
> por melhor que seja o cursinho.
>
> Eu acredito que a maioria das pessoas tenha a mesma opiniao.
> Portanto, se esse eh realmente o caso, nao seria melhor que os cursinhos
> enfatizassem sua
capacidade de aprovar alunos medianos ou mesmo fracos?
>
> Se eu sou um aluno mediocre e quero prestar vestibular pra engenharia, por
> exemplo, pouco me importa que um dado cursinho tenha obtido o primeiro
lugar
> no IME, no ITA ou na Poli nos anos anteriores. O que me interessa eh que
> este cursinho seja capaz de preparar uma besta quadrada que nem eu pra
> passar no vestibular.
>
> Enfim, eu gostaria de ter uma explicacao convincente para este fenomeno.
>
>
> []s e boa Pascoa,
> Claudio.
>
>
>
>
> =========================================================================
> Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> =========================================================================
=========================================================================
Instru��es
para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================
Yahoo! Messenger - Fale com seus amigos online. Instale agora!