[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Re: [obm-l] Paradoxo dos Cursinhos



  Isso não é nada, o pior é quando o cursinho, lhe faz uma revista mensal para os alunos no qual cita "O MAIOR INDICE DE APROVAÇÃO", logo abaixo universidades como UNICAMP / ITA / UNESP / FUVEST.
 
  Acima há uma foto com um rapaz, pintado no rosto as seguintes frases ITA/UNICAMP/FUVEST 2004. O que torna interesse é que esse "suposto" aluno, não está na lista de aprovados do cursinho!!!
Obs.: Na revista cita o nome do rapaz.
 
  O que me deixa incrívelmente curioso, é o fato desse mesmo cursinho lhe oferecer todo apoio necessário, não ser capaz, de lhe conseguir provas do ITA de 93/94/95/96...
 
  Sinto mais ainda, ao ver que a vitória do "aluno" para entrar na tão sonhada universidade, vire apenas um jogo de marketing de uma empresa, tirando todo o prestígio e trabalho do aluno.
 
  Costumo pensar que Cursinho é apenas "15%" da preparação do vestibulando.
 
 Os que consegue o "OBJETIVO" são aqueles que se esforçaram, além do cursinho!!

kara23@bol.com.br wrote:
Provavelmente se tu fosses dono de cursinho não estaria com muitos
alunos... ehhe :-)
O que explica isso é a pragmática da linguagem, muito explorada pelo
marketing. A pragmática da linguagem é o efeito causado no sujeito por uma
comunicação. Provavelmente o efeito de dizer que cursinho tal passou x
alunos em 1.o lugar em y concursos é algo do tipo: "poxa eles são bons
mesmos!". Temos que lembrar também que grande parte de nossas decisões (de
compra nesse caso) não são tomadas a partir de um raciocínio lógico exato,
embora gostaríamos que fossem. Muitas vezes até argumentamos lógicamente
para explicar uma decisão tomada, mas estudos comprovam que esses argumentos
não são necessáriamente decisivos. Isso pode ser claramente percebido na
economia, onde altas e baixas de cotações são regidas por ondas de
insegurança, medo, boatos, etc..
Provavelmente se tu fosses mais "honesto" em uma propaganda não
conseguiria o efeito que desejas (mais vendas).

----- Original Message -----
From: "Claudio Buffara"
To: "Lista OBM"
Sent: Thursday, April 08, 2004 12:36 PM
Subject: [obm-l] Paradoxo dos Cursinhos


> Voces jah repararem que as propagandas de quase todos os cursinhos de
> preparacao para o vestibular dao enfase aos primeiros lugares obtidos por
> seus alunos?
>
> Me parece obvio que quando um aluno obtem o primeiro lugar em algum
> vestibular (especialmente se for um curso muito concorrido, tipo medicina,
> engenharia ou direito), o merito eh muito mais do aluno do que do
cursinho,
> por melhor que seja o cursinho.
>
> Eu acredito que a maioria das pessoas tenha a mesma opiniao.
> Portanto, se esse eh realmente o caso, nao seria melhor que os cursinhos
> enfatizassem sua capacidade de aprovar alunos medianos ou mesmo fracos?
>
> Se eu sou um aluno mediocre e quero prestar vestibular pra engenharia, por
> exemplo, pouco me importa que um dado cursinho tenha obtido o primeiro
lugar
> no IME, no ITA ou na Poli nos anos anteriores. O que me interessa eh que
> este cursinho seja capaz de preparar uma besta quadrada que nem eu pra
> passar no vestibular.
>
> Enfim, eu gostaria de ter uma explicacao convincente para este fenomeno.
>
>
> []s e boa Pascoa,
> Claudio.
>
>
>
>
> =========================================================================
> Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> =========================================================================

=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================



Yahoo! Messenger - Fale com seus amigos online. Instale agora!