Re: [obm-l] Numeros construtiveis

on 29.03.04 14:04, Luis Lopes at llopes@ensrbr.com.br wrote:

> Concluí o seguinte (no que segue estou
> lidando com números construtíveis - NC):
>
> As raízes de uma quártica serão NC se e
> somente se a cúbica resolvente possuir uma
> raiz racional.

Oi, Luis:

Esse seu argumento da cubica resolvente foi o que me convenceu da
nao-validade em geral do resultado que eu mencionei.

E o resultado acima faz sentido pois se a cubica resolvente tem alguma raiz
racional, entao as outras serao raizes de uma equacao quadratica com
coeficientes racionais. Assim, se forem reais e positivas, entao serao
construtiveis. Logo, as raizes da quartica original tambem serao
construtiveis, por serem da forma: raiz(a) + raiz(b) + raiz(c), onde a, b, c
sao as raizes da cubica resolvente.

Nos demais casos e na reciproca eu preciso pensar com mais calma.

De qualquer forma, muito obrigado pela resposta.

> Podemos mostrar que a quártica p(x)=
> 100x^4-780x^3+371x^2+6860x-9604
> não possui NC.
>
> Por outro lado, considere o p(x)=
> (4a^2h^2 + t^4 - 4a^2t^2)x^4 +
> (8a^3t^2 - 4at^4)x^3 +
> (6a^2t^4 - 4a^4t^2)x^2 - 4a^3t^4 x + a^4t^4 .
>
> Gostaria de saber se alguém pode encontrar
> a,h,t (NC) de modo que as raízes de p(x) NÃO
> sejam NC .

Uma ideia eh eliminar o termo em x^3 da equacao acima e ver se a cubica
resolvente tem alguma raiz racional, mas as contas me parecem assustadoras!

[]s,
Claudio.