Theodore Shifrin

Hardcover, August 1995

Our Price:   $97.33
Barnes & Noble Member Price:  $92.46

Usando apenas conceitos mais simples
de extensoes de corpos você encontra
resultados que o guiam para essa
conclusão em

Borofsky, S., Elementary Theory of Equations,
The Macmillan Company, 1961.

Concluí o seguinte (no que segue estou
lidando com números construtíveis - NC):

As raízes de uma quártica serão NC se e
somente se a cúbica resolvente possuir uma
raiz racional.

Podemos mostrar que a quártica p(x)=
100x^4-780x^3+371x^2+6860x-9604
não possui NC.

Por outro lado, considere o p(x)=
(4a^2h^2 + t^4 - 4a^2t^2)x^4 +
(8a^3t^2 - 4at^4)x^3 +
(6a^2t^4 - 4a^4t^2)x^2 - 4a^3t^4 x + a^4t^4 .

Gostaria de saber se alguém pode encontrar
a,h,t (NC) de modo que as raízes de p(x) NÃO
sejam NC .

Acho que se |h| <= |a| as raízes são SEMPRE
NC. Para |h| > |a| eu não sei.

[]'s
Luís