[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Seqüência

On Wed, Mar 10, 2004 at 01:00:15PM -0500, Faelccmm@aol.com wrote:
> Ola,
>
> Vou dizer o que passou pela minha cabeca:
>
> 1!^2, 2!^3, 3!^4, 4!^5, 5!^6, n!^(n+1)
>
> 1, 8, 1296, 7962624, 2985984000000
>
> Simples, nao ?

Ok, eu entendi errado, achei que você estava escrevendo qualquer coisa.

Quando for assim, vale a pena ter mais termos (quatro é muito pouco).
A enciclopédia tem um serviço chamado superseeker: você manda a seq
para um certo e-mail e depois de um certo tempo o superseeker diz
o que foi que ele conseguiu.

> Nicolau, poderia me dizer qual a *logica* que o MAPLE reconheceu para os
> termos da sequencia ? Ou ele apenas faz as coisas algoritmamente manipulando
> padroes ? O MAPLE diz quantas solucoes ele reconhece para uma entrada
> qualquer de termos ?

Dados n pontos (x1, y1), ..., (xn, yn) no plano com xis distintos,
sempre existe um único polinômio p de grau < n tal que p(xi) = yi.

> [...]
> maneira, entao vai demorar MUITO TEMPO para o autor da enciclopedia dizer: -
> Podem testar a enciclopedia com os termos que voces quiserem que ela ira
> reconhecer !!!  Talvez isso nunca ira acontecer, a nao ser se a cibernetica
> e/ou inteligencia artificial se desenvolverem a tao ponto de criarem um robo
> que inserirah milhoes de sequencias (CRIATIVAS) por segundo na enciclopedia.
> TODAS as sequencias tem sua aplicabilidade, mas a mente humana nem sempre
> percebe isso. Ex: A SEQUENCIA DE FIBONACCI, em que ja foi percebida, por
> cientistas, sua presenca em plantas, animais, etc...

Certamente que quanto mais tempo passar, melhor ficará a enciclopédia.
Mas mesmo hoje, aliás mesmo há alguns anos atrás, ela já é (foi) muito
útil para muita gente, eu inclusive.

[]s, N.