Re: [obm-l] Re: [obm-l] Seqüência

Essa e para os entusiastas da AI:voce ja viu um computador contar boas piadas?
Faelccmm@aol.com wrote:
Ola,

Vou dizer o que passou pela minha cabeca:

1!^2, 2!^3, 3!^4, 4!^5, 5!^6, n!^(n+1)

1, 8, 1296, 7962624, 2985984000000

Simples, nao ?

Nicolau, poderia me dizer qual a *logica* que o MAPLE reconheceu para os termos da sequencia ? Ou ele apenas faz as coisas algoritmamente manipulando padroes ? O MAPLE diz quantas solucoes ele reconhece para uma entrada qualquer de termos ?

Conclusao:

Na minha opiniao, a enciclopedia on-line de numeros inteiros serah muito util a longo prazo, funcionando como uma especie de banco de dados da criatividade da mente humana, haja vista que cada pessoa cria uma sequencia de uma maneira, entao vai demorar MUITO TEMPO para o autor da enciclopedia dizer:
- Podem testar a enciclopedia com os termos que voces quiserem que ela ira reconhecer !!!
Talvez isso nunca ira acontecer, a nao ser se a cibernetica e/ou inteligencia artificial se desenvolverem a tao ponto de criarem um robo que inserirah milhoes de sequencias (CRIATIVAS) por segundo na enciclopedia. TODAS as sequencias tem sua aplicabilidade, mas a mente humana nem sempre percebe isso. Ex: A SEQUENCIA DE FIBONACCI, em que ja foi percebida, por cientistas, sua presenca em plantas, animais, etc...

Em uma mensagem de 10/3/2004 12:16:16 Hora padrão leste da Am. Sul, nicolau@mat.puc-rio.br escreveu:

On Tue, Mar 09, 2004 at 10:41:19PM -0500, Faelccmm@aol.com wrote:
> Pra mim tem muita graça :-)
>
> Pois sempre que eu quero (sao rarissimas as vezes que acesso esta
> enciclopedia, apesar de concordar com o projeto do autor) eu consigo criar uma sequencia
> matematica em que esta enciclopedia nao reconhece. Faco isso em segundos...Ex:
>
> 1, 8, 1296, 7962624, ?
>
> Qual o proximo ?
>
> Se existem VARIAS solucoes, por que a enciclopedia nao da ao menos UMA ?
> Ps: Criei neste momento, nao ha dificuldade alguma.

Eu não tenho certeza se isto é uma piada ou um mal entendido.
Se for uma piada, desculpem por estar respondendo, mas por e-mail
não se vê a cara da pessoa e o :-) no topo da mensagem pode se referir
só à primeira linha.

Se o que você quer é *alguma* seqüência com os quatro primeiros termos
que te passaram pela cabeça, você sempre pode encontrar um polinômio.
O maple faz isso, veja:

interp([0,1,2,3],[1, 8, 1296, 7962624],k);
                           3            2
                7958759/6 k  - 3978739 k  + 15913717/6 k + 1

e os próximos termos ficam sendo 31842751, 79600436, 159194438, 278583516,
445726429, 668581936, 955108796.

A enciclopédia tenta encontrar alguma coisa mais interessante do que isso,
uma seqüência mais ou menos natural, algo em que alguém pudesse pensar,
uma solução de um problema de contagem, ...

É claro que os conceitos de "interessante", "natural", ..., na frase acima
são muito imprecisos. É por isso que o problema "ache o próximo termo
da seqüência" é inadequado para muitos tipos de provas, entre elas
olimpíadas de matemática.

Note que este tipo de questão *é* usado em certas provas, por exemplos em
certos testes para medir QI: se estes testes estão ou não medindo alguma
coisa, se esta alguma coisa tem ou não a ver com inteligência, se esta
alguma coisa tem alguma relevância, são questões fascinantes mas
completamente off-topic.

Yahoo! Mail - O melhor e-mail do Brasil. Abra sua conta agora!