[obm-l] Re:[obm-l] Estat: Provar que variavel aleatoria tem distribu ição geometrica

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Wed, 10 Mar 2004 17:26:35 -0300
Assunto: [obm-l] Estat: Provar que variavel aleatoria tem distribu ição geometrica

> Me deparei com o seguinte problema:
>
> "Seja X uma variavel aleatoria assumindo valores no conjunto {1,2,3,...}
> e tendo a seguinte propriedade ("falta de memoria")
> P[X = s + t | X > t] = P[X = s] para s,t pertencente a {1,2,3,...}.
> Mostre que X é uma geometrica de parametro p , 0<= p <= 1."
>
> Primeiro uma observação, o modo como o problema foi enunciado não é um
> pouco estranho? Não seria mais apropriado algo do tipo
> "Mostre que se X é uma geometrica de parametro p, então P[X = s + t
> observação então acompanhem a minha resolução:

São dois problemas diferentes.
O primeiro é: dada uma propriedade de uma variável aleatória X, provar que X tem uma certa distribuição.
O segundo é: dada uma variável aleatória X com uma dada distribuição, provar que X tem uma certa propriedade.
Ambos são problemas válidos e eu diria que o primeiro é em geral mais difícil de se resolver.

Talvez um outro exemplo seja ilustrativo:
Problema 1:
Uma função f: Q --> Q é tal que, para quaisquer x, y em Q:
f(x+y) = f(x) + f(y)   e   f(xy) = f(x)f(y).
Prove que f eh a identidade (f(x) = x para todo x em Q).

Problema 2:
Prove que f: Q --> Q dada por f(x) = x obedece a:
f(x+y) = f(x) + f(y)   e   f(xy) = f(x)f(y).

Ambos são problemas legítimos e o segundo é trivial. O primeiro, nem tanto (minha opinião).

[]´s,
Claudio.