RE: [obm-l] Estudo da integral de Lebesgue

Oi Artur,

Vou dar a minha opiniao, sem querer assim deixar subtendido que sou Prof
e/ou profundo
conhecedor do tema. E apenas a opiniao de quem ja estudou isso e enfrentou
esta mesma
duvida que voce esta manifestando ...

A sequencia que me parece a mais adequada e INTEGRAL DE RIEMANN, TEORIA DA
MEDIDA
e so entao INTEGRAL DE LEBESQUE. Explico :

A integral de Lebesque abrange um conjunto "maior" de funcoes porque o
Lebesque Generalizou
o conceito de integracao, mostrando que aquilo que davamos como acabado e
definitivo ( a teoria
da integracao ) era apenas a ponta de um iceberg. Essa generalizacao
permitiu dar tratamento
elegante a questoes ( por exemplo, em Analise de Fourier ) que outrora eram
muito dificeis ou/e
intrataveis.

O trabalho do Lebesque, inclusive, e um exemplo direto do fato de que as
grandes obras cientificas
se caracterizam, sobretudo, por serem uma apreciacao inusitada ( inspirada
em outras fontes ) de conceitos ja bem mastigados, que passam a adquirir uma
nova roupagem diante de uma conceituacao mais plastica e globalizante :
preservando o passado, abre-se novas possibilidades
para o futuro. Mal comparando, O Grande Matematico parece ser aquele macaco
que nao se satisfaz em ficar permanentemente trepado na arvore que conhece
bem, mas que visita outras arvores tambem e assim adquire uma percepção
satisfatoria da floresta.

Mas Lebesque, como todo descobridorr, apenas vislumbrava alguns conceitos
que so posteriormente
vieram a sofrer uma definicao precisa : a teoria da Medida. Assim, estudar
previamente esta teoria
( da medida ) e, a meu ver, a forma mais direta que aprender o que ha de
essencial no pensamento do Lebesque ...

Eis a razao de eu sugerir a sequencia acima.

Um Abracao
Paulo Santa Rita
4,1807,100304