[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] pertinência

On Wed, Mar 10, 2004 at 01:58:37AM -0300, Rafael wrote:
> Korshinói,
>
> A alternativa (a) indica que o conjunto vazio, representado por {}, não
> *pertence* ao conjunto S. Isso é falso por dois motivos. Primeiramente, pois
> a relação entre conjuntos é de continência, e não pertinência. E, em segundo
> lugar, o conjunto vazio está contido em qualquer conjunto. A demonstração é
> simples: se assim não fosse, existiria pelo menos um elemento x que
> pertencesse ao {} de modo que x não pertenceria a S e isto nunca ocorre,
> pois não existe x de modo que x pertença a {}, logo, {} está contido em S.

Oi Rafael,

Eu suspeito que você se enrolou com o "não" do texto do enunciado,
como eu me enrolei na primeira leitura. A opção (a) diz que {} *NÃO*
pertence a S = {1, 3, {5}, {7, 8}}. De fato, {} não pertence a S
e a afirmação (a) é VERDADEIRA (logo a questão está ERRADA).

Ninguém nunca perguntou se {} está ou não contido em S no enunciado
da questão. É claro que {} está contido em S mas isso é irrelevante.

[]s, N.