[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] pertinência

On Wed, Mar 10, 2004 at 12:09:45PM -0300, Nicolau C. Saldanha wrote:

> Eu vi que um monte de gente já discutiu esta questão mas quero começar
> de novo por aqui.

> (a) FALSA.
>
> Os elementos de S são 4, dois números e dois conjuntos.
> Os números são 1 e 3. Os conjuntos são {5} e {7,8}.
> O conjunto {} não pertence a S.
>
> Note que {} é subconjunto de S: o vazio é subconjunto de qq conjunto.
> Note também que {} pertence, por exemplo, a A = {{},{{}},{{},{{}}}}.
> O vazio pode ou não pertencer a um conjunto dado A.

Mil desculpas, li errado o enunciado. Como vocês podem ler na minha explicação,
"O conjunto {} não pertence a S". Assim (a) é VERDADEIRA.

Assim (a) e (d) são ambas VERDADEIRAS e (b), (c) e (e) são FALSAS
e a questão está ERRADA.

Acho que o objetivo da questão não é ver se o aluno entende os conceitos
de pertence e contido, é ver se o aluno consegue responder sem se enrolar.
Pelo visto tanto eu quanto o autor da questão nos enrolamos. :-\

Mil desculpas outra vez,

[]s, N.