[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] pertinência

Nicolau,

Para ser bem sincero, quando li o seu raciocínio e o do Márcio, percebi que
eu havia deixado passar algo. O fato é que realmente o conjunto vazio pode
ser interpretado como elemento de S ou subconjunto de S, e somente julguei
possível fazê-lo como subconjunto, por isso a minha argumentação anterior. O
seu exemplo é bastante convincente, realmente se pode ter um conjunto que
tenha o vazio como elemento, além de obviamente tê-lo como subconjunto.
Embora sempre tenha me parecido natural que um conjunto fosse elemento de
outro, ainda não havia pensado que o conjunto vazio, como qualquer conjunto,
também pode ser um elemento. De fato, foi o meu erro.

Por fim, um comentário: não sei por que a primeira alternativa de um teste
de múltipla escolha, quando está certa, muitas vezes passa desapercebida na
primeira leitura. (Isso é off-topic, claro.)

Mais uma vez, desculpo-me pelo descuido, concordo que a questão está errada,
por apresentar duas alternativas verdadeiras.

Abraços,

Rafael de A. Sampaio