[obm-l] um problema de contagem

Olá pessoal, estou tentando resolver um problema de contagem e dentro
deste problema me surgiu esse problema que vou postar aqui. Agradeço
antecipadamente qualquer ajuda.

Considere n pontos no plano nunca 3 em linha reta. Esses pontos
determinam uma região poligonal. Qual é o numero de interseções das
retas determinadas por esses pontos FORA da região poligonal.

Não precisa pensar muito pra perceber que esse problema surgiu do
problema "Contar o numero de intersecoes das diagonais em poligono NÃO
regular" Eu já consegui achar quantas são as interseçoes de dentro e de
fora [n(n-1)(n-2)(n-3)/8] preciso tirar desse numero as interseções que
ocorrem fora para chegar na resposta desejada.

obs: Talvez existam outras formas de resolver o problema, mas no caso
estou particularmente interessado em saber como contar as interseções do
lado de fora da região poligonal.

Obrigado.

--
Niski - http://www.linux.ime.usp.br/~niski

"When we ask advice, we are usually looking for an accomplice."
Joseph Louis LaGrange