Re: [obm-l] um problema de contagem

On Sat, Feb 28, 2004 at 02:53:50PM -0300, niski wrote:
> Considere n pontos no plano nunca 3 em linha reta. Esses pontos
> determinam uma região poligonal. Qual é o numero de interseções das
> retas determinadas por esses pontos FORA da região poligonal.

> Não precisa pensar muito pra perceber que esse problema surgiu do
> problema "Contar o numero de intersecoes das diagonais em poligono NÃO
> regular" Eu já consegui achar quantas são as interseçoes de dentro e de
> fora [n(n-1)(n-2)(n-3)/8] preciso tirar desse numero as interseções que
> ocorrem fora para chegar na resposta desejada.

> [...]

Se eu bem entendi você quer que os n pontos sejam os vértices
de um polígono convexo. Acho que você também quer supor
que dois pares de pontos nunca determinam retas paralelas.
Se for isso, observe que dados 4 dos n pontos (digamos A, B, C, D,
no sentido antihorário), existe sempre uma interseção dentro
(AC x BD, a interseção entre as retas AC e BD) e duas fora (AB x CD, AD x BC).
Junte esta observação com a sua e você resolve os dois problemas.

[]s, N.