Re: [obm-l] um problema de contagem

Nicolau C. Saldanha wrote:

> [...]
<SNIP>

> Se eu bem entendi você quer que os n pontos sejam os vértices
> de um polígono convexo. Acho que você também quer supor
> que dois pares de pontos nunca determinam retas paralelas.
> Se for isso, observe que dados 4 dos n pontos (digamos A, B, C, D,
> no sentido antihorário), existe sempre uma interseção dentro
> (AC x BD, a interseção entre as retas AC e BD) e duas fora (AB x CD, AD x BC).
> Junte esta observação com a sua e você resolve os dois problemas.

Vou pensar na sua observação, mas não entendi sobre a condição imposta a
respeito do paralelismo dos lados do poligono. A unica restrição que o
enunciado do problema faz é que o poligono não seja regular e é possivel
que essa condicão seja satisfeita mesmo em um poligono com dois lados
não parelelos certo? um trapézio isósceles por exemplo. Ou voce quer
dizer que podemos considerar sem perda de generalidade o poligono com
nenhum lado paralelo?

--
Niski - http://www.linux.ime.usp.br/~niski

"When we ask advice, we are usually looking for an accomplice."
Joseph Louis LaGrange