Re: RES: [obm-l] geometria

On Thu, Feb 26, 2004 at 12:54:30PM -0200, Nicolau C. Saldanha wrote:

> Não sei bem o que você quer dizer com o volume do triedro: o triedro
> tem volume obviamente infinito. O que faz sentido calcular é o ângulo
> sólido, i.e., a área da interseção do triedro com uma esfera unitária
> centrada no vértice do triedro.
>
> É mais fácil dar uma fórmula para o ângulo sólido em função dos ângulos
> entre os *planos*, ou seja, os *ângulos* entre os lados do triângulo
> esférico cuja área queremos calcular: a fórmula é A + B + C - Pi.
> Esta fórmula é um caso especial de um teorema importante em geometria
> [...]

Ok, vamos obter a fórmula que você quer. Suponha que os lados do triângulo
esférico sejam a, b, c e os ângulos sejam A, B, C. O primeiro passo
é usar a lei dos cossenos esférica:

cos a = cos b cos c + cos A sen b sen c

ou

cos A = (cos a - cos b cos c)/(sen b sen c)

Bem, provavelmente a maioria de vocês nunca viu a lei dos cossenos esférica,
então vamos provar. Podemos supor sem perda de generalidade que o vértice
A é (1,0,0) e que o vértice B é (cos c, sen c, 0). Não é difícil verificar
que o vértice C é (cos b, cos A sen b, +- sen A sen b), onde o sinal
tem a ver com a orientação do triângulo.

Note que a lei dos cossenos euclidiana é um caso limite da lei dos cossenos
esférica. De fato, vamos fazer o triângulo encolher, isto é, ter lados
at, bt, ct onde t tende a 0 por valores positivos. Queremos cos A(0),
o valor limite de cos A(t) quando t tende a zero:

cos A(t) = (cos at - cos bt cos ct)/(sen bt sen ct)

cos A(0) = lim_{t -> 0} (cos at - cos bt cos ct)/(sen bt sen ct)
    (l'Hopital)
                          - a sen at + b sen bt cos ct + c cos bt sen ct
         = lim_{t -> 0} -------------------------------------------------
                                 b cos bt sen ct + c sen bt cos ct
  (continua dando 0/0, vamos usar l'H de novo, mas agora não vai mais
   dar 0/0, então vamos jogar fora os termos que ainda dão 0, trocar
   os senos por 0 e os cossenos por 1)
            - a^2 + b^2 + c^2
         = --------------------
                    2bc

Ou a^2 = b^2 + c^2 - 2bc cos A(0).

Note ainda que a lei dos cossenos esférica tem um dual.
O dual de um triângulo esférico de vértices A, B, C e lados a, b, c
tem vértices A', B', C' e lados a', b', c' onde A' e perpendicular a a,
B' é perpendicular a b, ..., c' é perpendicular a C.
Note ainda que A' = Pi - a, B' = Pi - b, ..., c' = Pi - C.

Assim
cos a' = cos b' cos c' + cos A' sen b' sen c'
vira
- cos A = cos B cos C - cos a sen B sen C

Mas voltando à sua pergunta, temos
A = arc cos((cos a - cos b cos c)/(sen b sen c))
B = arc cos((cos b - cos c cos a)/(sen c sen a))
C = arc cos((cos c - cos a cos b)/(sen a sen b))
e como
S = A + B + C - Pi
isso nos dá uma fórmula complicada para a área em função de a, b, c.

Talvez exista uma fórmula mais simples, não sei.

[]s, N.