Re: [obm-l] geometria

Em 25 Feb 2004, obm-l@mat.puc-rio.br escreveu:

>Essa eu achei num fórum há uns 5 dias:
>
>DESAFIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!
>@4 esferas iguais de raio r estão se tangenciando de forma que a ligação de
>seus centros formem um tetraedro. O tetraedro “corta” um certo volume de
>cada esfera, qual é o valor desse volume em função de r?
   Vou chamar esse problema de P.
   Esse problema tem um análogo P' bidimensional:  Três
circulos de raio r estão se tangenciando de forma
que a ligação de seus centros formam um triângulo.
 O triângulo corta uma certa área de cada círculo.
Qual o maior valor desta área em função de r?  Haha...
   Eu acho que as idéias usadas para resolver P' podem
ser usadas para resolver P, é claro que fazendo algumas
adapatações.  Vamos ver.  Vou tentar resolvê-lo antes
que alguém o faça :)

-- Ronaldo L. Alonso

Voce quer um iGMail protegido contra vírus e spams?
Clique aqui: http://www.igmailseguro.ig.com.br
Ofertas imperdíveis! Link: http://www.americanas.com.br/ig/