Re: [obm-l] Outro Problema Legal

Ola Pessoal,

Eu vou aproveitar este bate-papo com o Prof Nicolau para esclarecer uma
confusao que tenho visto
ocorrer com muitos estudantes, em relacao a integral de Riemann.

Se f:[a,b] -> R e integravel entao f:[a,x] -> R e integravel para todo x em
[a,b]. Este fato e
facilmente demonstravel usando os conceitos de soma superior e inferior e
fica aqui como
exercicio. O que quero fixar neste momento e que este fenomeno nos permite
definir uma
funcao :

G:[a,b] -> R dada for G(x)=INTEGRAL(a ATE x) f(x)dx

Esta funcao e chamada INTEGRAL INDEFINIDA de f mas ( e este "mas" e bem
grande ) esta
definicao NAO GARANTE que a funcao "G" E DERIVAVEL ...

Exemplo 1 :

f:[1,3] -> R
f(x) = 5 se 1 =< x < 2  e  f(x) = 7 se 2 =< x =< 3

Esta funcao e evidentemente integravel e faz sentido definir uma funcao "G"
como fizemos acima.
Todavia, G, nao obstante continua, NAO E DERIVAVEL no ponto x=2, justamente
o ponto de
descontinuidade de f.

O quero dizer e que muitas propriedades interessantes de G dependem de
outras propriedades
interessantes de f. E o estudo da integral de Riemann tem esta faceta, vale
dizer, a partir de
uma compreensao de f inferimos propriedades em G.

Exemplo 2 :

Se f :[a,b]->R integravel for limitada entao G e necessariamente continua (
mais : G sera
uniformemente continua ! )

Se f:[a,b]-> for continua ( e portanto integravel )  entao G e derivavel.

E este ultimo fenomeno, facilmente demonstravel e que fica aqui como
exercicio, que permite definir
a FUNCAO PRIMITIVA. "G" sera uma primitiva de f se, alem de ser definida
como falamos acima,
for derivavel. E MUITO IMPORTANTE PERCEBER ESTA DIFERENCA : Toda primitiva e
uma integral
indefinida, mas nem toda integral indefinida e uma primitiva.

Se G e primitiva de f entao G'(x)=f(x). Claramente que se f for de classe
C^1 entao tem derivada
e esta derivada e continua. Daqui segue que f e uma primitiva de f'.
Claramente que nao estou
dizendo que f precisa ser C^1 para ter primitiva.

Entao fica claro que PRIMITIVA e INTEGRAL INDEFINIDA sao conceitos
diferentes. Eu acho que
esta confusao deriva de alguns livros que misturam sutilmente estes
conceitos. Mas e certo que
nao raro muitos estudantes confundem estas coisas.

Eu sei que me afastei um pouco do nosso tema, MATEMATICA OLIMPICA, mas penso
ser justificavel para que a minha resposta abaixo fique clara. Alem disso,
eu acredito que este esclarecimento pode
ser util para algumas pessoas.

Um abraco a Todos
Paulo Santa Rita
4,1941,250204