Re: [obm-l] Mais grupos

on 19.02.04 15:57, ronaldogandhi@ig.com.br at ronaldogandhi@ig.com.br wrote:

> Talvez vc já tenha feito isso, mas vou tentar uma
> demonstração meio "porca":
>
> Em uma demonstração construtiva, vc
> terá que necessariamente
> adicionar elementos, pois a operação * do
> grupo (G,*) é fechada em G.
>
> Então temos que ter:
>
> 1) (G,*) é subgrupo maximal de (G uniao H, *) e
> G inter H = vazio.
> 2) (G,*) não é normal a (G uniao H, *)
>

> Seja então g \in G e h \in G.
> Como (G uniao H,*) é um grupo, então temos que ter,
> digamos g*h1 \in H, mas h1*g \notin H, pois G não é
> subgrupo normal.

Mas isso nao eh possivel. Veja soh:
h1*g nao pertence a H ==>
h1*g pertence a G  (pois h1*g pertence a G U H e G inter H = vazio) ==>
h1 = (h1*g)*g^(-1) pertence a G (pois G eh um grupo e g pertence a G) ==>
g*h1 pertence a G (idem) ==>
g*h1 nao pertence a H (pois G e H sao disjuntos)

Voce parece estar querendo dizer que H eh uma classe lateral de G U H, ou
seja, existe x em H tal que G U H = G U x*G (logo, H = x*G).
Mas isso implica que G eh um subgrupo de indice 2 de G U H e todo subgrupo
de indice 2 eh normal.