Re: [obm-l] Mais grupos

Em 19 Feb 2004, obm-l@mat.puc-rio.br escreveu:

>Jah que o problema do automorfismo foi um fiasco, aqui vao mais dois:
>
>1) Prove que todo grupo finito eh um subgrupo maximal e nao-normal de algum
>grupo finito.
>Pro primeiro eu pensei em tentar uma demonstracao construtiva ou entao usar
>o teorema de Cayley, mas ateh agora nao fiz nenhum progresso.

Talvez vc já tenha feito isso, mas vou tentar uma
demonstração meio "porca":

   Em uma demonstração construtiva, vc
terá que necessariamente
adicionar elementos, pois a operação * do
grupo (G,*) é fechada em G.

Então temos que ter:

1) (G,*) é subgrupo maximal de (G uniao H, *) e
   G inter H = vazio.
2) (G,*) não é normal a (G uniao H, *)

   Seja então g \in G e h \in G.
  Como (G uniao H,*) é um grupo, então temos que ter,
digamos g*h1 \in H, mas h1*g \notin H, pois G não é
subgrupo normal.

 Seja  g*h1 com h1 \in H tal que h1 pertence
somente a H.  Podemos colocar
  g*h1 = h2 com h2 \in H.  Isto pode sempre ser feito
pois o grupo (G uniao H,*) é finito.
  h1 \in H ==> existe h2 = g*h1 \in H.

 Seja h2 \in H, tal que h2 pertence somente a H.
Há um h1 \in H tal que g*h1=h2. Isso também pode sempre
ser feito pois o grupo (G uniao H,*) é finito.  Neste
caso o coset a esquerda de G por elementos de H é o próprio
H, logo o subgrupo não é normal.
   Temos que provar agora que G é maximal.  Suponha
que haja G1 tal que G <=G1<=H e G1 não é maximal. Neste
caso como o coset G por elementos de H é o próprio H então
um elemento pertencente a G1 deve estar em H (porque?),
logo pela propriedade de grupo G1 = H.

Pelo menos eu tentei...............

  Ronaldo L. Alonso

Um abraço.

>Pro segundo eu nao tenho a mais remota ideia.
>
>Qualquer ajuda serah bem vinda.
>
>Um abraco,
>Claudio.

Voce quer um iGMail protegido contra vírus e spams?
Clique aqui: http://www.igmailseguro.ig.com.br
Ofertas imperdíveis! Link: http://www.americanas.com.br/ig/