Re: [obm-l] Mais grupos

Cláudio Buffara escreveu:

>Voce parece estar querendo dizer que H eh uma classe lateral de G U H, ou
>seja, existe x em H tal que G U H = G U x*G (logo, H = x*G).
>Mas isso implica que G eh um subgrupo de indice 2 de G U H e todo subgrupo
>de indice 2 eh normal.

  Parece que vc tem um dom sobrenatural de amplificar
pensamentos. E o que eu viajosamente
pensava não funciona...
  Bem, então H não pode ser uma classe lateral de
(G U H, *)!   Temos ainda um trunfo:  G U H é finito,
logo temos que acrescentar apenas m elementos a G U H.

    Seja h_1,h_2,...h_m os elementos distintos
a serem acrescentados para qualquer h_i temos três
possibilidades:

(1)       h_i = h_s * h_t   ou
(2)       h_i = g_s * h_t   ou
(3)       h_i = h_t * g_s

     Agora surge uma questão: Poderiam todos os elementos
de H acrescentados cair em (1)?  Neste caso,
 H seria fechado em relação à operação *.
    Isto é:  Se g está em G e h1 está em H então g*h1 tem
necessariamente que estar em G. Não pode estar em
H, pois se estivesse, então este g seria igual a um h2
(pois H é fechado em relação à *).
   A mesma coisa ocorre para a situação recíproca:
Se G está em G e h2 está em H então h2*g tem necessariamente
que estar em G. Não pode estar em H, pois esse caso esse
g seria igual a um h1.  Concluímos que a situação 1 não
existe certo ?????? :)

  Nos resta agora:

(2)       h_i = g_s * h_t   ou
(3)       h_i = h_t * g_s

   Como sabemos da observação anterior, não podemos ter
 todo h_i = g * h_t para um único g (pois neste caso
 o H todo seria uma classe lateral e G seria subgrupo de
  índice 2 de G U H).   Não podemos ter os dois
casos simultaneamente, pois senão o grupo seria abeliano
e portanto normal.
     Logo eu digo que G U H = HG_1 U HG_2 U ... U HG_M sendo
 que HG_i = h_i * G  é uma classe lateral de G U H
 que não pode ser vazia pela conclusão acima.
     Como as classes laterais induzem uma partição em
G U H  então a interseção HG_i inter HG_j é
vazia (apenas observando).
     O mesmo parece acontecer se fizessemos a coisa
simétricamente, ou seja:  G U H = HG_1 U HG_2 U ... U HG_M
sendo que HG_i = g_i * H  e a mesma propriedade de interseção
se verifica.
    Estava pensando agora em ir por outros caminhos
e usa a não comutatividade isto é
 HG_1 != GH_1.
    Como as intersecções são
vazias e as duas partições formam G U H então temos
que ter  GH_1 contido em HG_2 U ... U HG_M.  \
   e como as classes laterais formam um grupo
(grupo quociente) então estendendo GH_1 é um elemento
de (G U H) / G  que está em (G U H)/ H, fazendo isso
para os m elementos GH_m concluímos que os dois grupos
são isomórficos.  Mas não sei no que isso poderia dar...

[]s
   Ronaldo L. Alonso

Voce quer um iGMail protegido contra vírus e spams?
Clique aqui: http://www.igmailseguro.ig.com.br
Ofertas imperdíveis! Link: http://www.americanas.com.br/ig/