Re: [obm-l] Derivadas

on 13.02.04 11:09, Raniere Luna Silva at engdacomp@hotmail.com wrote:

> Por gentiliza se alguem puder me ajudar ficarei grato.
> Estou com essa questão há três dias e não consegui resolver. Pedi pro meu
> prof. de Cálculo pra me ajudar, mas sabe como é, ele olhou a questão e como
> não conseguiu fazer de primeira disse q depois me dava a resposta. Sendo que
> na próxima aula é prova, e eu não duvido nada ele colocar uma questão
> semelhante e pedir pra gente resolver.
> Temos o seguinte problema:
>
> A área A de um triangulo está crescendo à razão de 0,5 metros quadrados por
> minuto, enquanto o comprimento x de sua base está decrescendo a uma razão de
> [...]
A = (1/2)*x*y.
Derivando em relacao ao tempo (e usando a regra do produto), fica:

dA/dt = (1/2)*(y*dx/dt + x*dy/dt)   (***)

Do enunciado:
dA/dt = 0,5 m^2/min
dx/dt = -0,25 m/min
A = 1 m^2, x = 2 m ==> y = 1 m.

Substituindo esses valores em (***), ficamos com:
0,5 = (1/2)*(1*(-0,25) + 2*dy/dt).

Finalmente, resolvendo pra dy/dt, obtmemos:
dy/dt = +0,625 = +5/8 m/min.

Um abraco e boa prova.
Claudio.