[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Outra sobre álgebra

From: "Claudio Buffara" <claudio.buffara@terra.com.br>
> [...]
> grau n+1 (n+1 e nao n pra facilitar a notacao mais adiante).
>
> Seja a uma raiz de P(x). Como P(x) eh irredutivel, P(x) serah o polinomio
> minimo de a. Entao K[a] eh uma extensao algebrica (e portanto finita) de K
> (isso eu tenho certeza) K[x]/(P(x)) eh isomorfo a K[a].
>
> Da mesma forma, se b eh uma raiz de Q(x), entao K[x]/(Q(x)) eh isomorfo a
> K[b].
>
> Mas:
> K[a] = {u_0 + u_1*a + u_2*a^2 + ... + u_n*a^n | u_i pertence a K}
> K[b] = {v_0 + v_1*b + v_2*b^2 + ... + v_n*b^n | v_i pertence a K}.

Oi, Cláudio.

Eu acho o mesmo que você. Eu acho também que o desejado isomorfismo entre
corpos é aquele mais natural possível que leva os coeficientes u_i nos
mesmos coeficientes v_i. Mas aí surge o problema de que não sei onde vou
entrar com a informação de que P e Q são irredutíveis. O que me indica que
eu não estou sabendo ENTENDER direito estes conceitos e corpos.

Bom, como estou de férias e fui convidado para ir à praia (aqui em Porto
Alegre, não há praia ;) ), vou passar este final de semana nela, e não vou
ler mais as mensagens. Só segunda-feira, quando voltar. Até lá, não
responderei portanto, mas vou pensar mais na questão e assim que chegar vou
ver as mensagens da lista.

Não sei se você concorda comigo. Mas acho que os livros (pelo menos os que
eu já li) passam rápido demais por anéis do tipo R[x] / (P) e não esclarecem
grande coisa, ou será que somos nós com uma dificuldade boba...?

Abração e valeu!
Duda.