Re: [obm-l] Re: [obm-l] Outra sobre álgebra

on 13.02.04 03:23, Eduardo Casagrande Stabel at dudastabel@terra.com.br
wrote:

> From: "Claudio Buffara" <claudio.buffara@terra.com.br>

> quocientes

> + f.
> tipo

> dimensao

> Eu ACHO que você está se confundindo. Pelo que entendo, há dois conceitos de
> isomorfismo envolvidos neste caso. O primeiro é o conceito de isomorfismo
> entre espaços vetoriais e o segundo, isomorfismo entre corpos (ou entre
> anéis). Como os dois espaços vetoriais sobre K tem a mesma dimensão, fica
> fácil de estabelecer um isomorfismo, mas isto não implica que este
> [...]
Voce tem toda a razao. Eu misturei os dois conceitos e o problema estah
justamente na multiplicacao.

Por enquanto o que eu fiz foi o seguinte:

Como K eh um corpo, podemos supor s.p.d.g. que P(x) e Q(x) sao monicos de
grau n+1 (n+1 e nao n pra facilitar a notacao mais adiante).

Seja a uma raiz de P(x). Como P(x) eh irredutivel, P(x) serah o polinomio
minimo de a. Entao K[a] eh uma extensao algebrica (e portanto finita) de K e
(isso eu tenho certeza) K[x]/(P(x)) eh isomorfo a K[a].

Da mesma forma, se b eh uma raiz de Q(x), entao K[x]/(Q(x)) eh isomorfo a
K[b].

Mas:
K[a] = {u_0 + u_1*a + u_2*a^2 + ... + u_n*a^n | u_i pertence a K}
K[b] = {v_0 + v_1*b + v_2*b^2 + ... + v_n*b^n | v_i pertence a K}.

Serah que K[a] e K[b] sao isomorfos?

Eu acho que sim. O que voce acha?

> Posso estar dizendo uma grande bobagem, mas o exemplo abaixo me sugere que
> não:
>
> Se P e Q são polinômios em t sobre K, P é irredutível e Q não é então F =
> K[t] / (P) é um corpo mas G = K[t] / (Q) não é. É impossível que haja um
> isomorfismo (de anél) entre F e G, pois neste caso ambos seriam corpos. O
> que me sugere que neste caso eles não são isomorfos.

Concordo com o argumento.

> Obrigado pela resposta e pela indicação do site.
>
> Você já leu o livro "Galois Theory", do Ian Stewart? Estou estudando por
> ele, e me surgiu esta dúvida em um dos exercícios do livro. Na verdade, esta
> é a segunda, a outra foi sobre Zn*.

Ainda nao. Esse semestre eu pretendo fazer um curso sobre esse assunto na
USP. Espero estar mais afiado em julho...

Um abraco,
Claudio.