Re: [obm-l] Postulado

Caro Nicolau,

Infelizmente, não vejo no que escreve algo tão gritantemente diferente do
que exposto pelo dicionário em questão. Você escreveu: "Axioma é um ponto de
partida para uma teoria". Segundo o dicionário: "Proposição que se admite
como verdadeira porque dela se podem deduzir as proposições de uma teoria ou
de um sistema lógico ou matemático." No máximo, posso dizer que você foi
mais sintético.

E, embora eu não faça parte da elaboração do dicionário, dizer que ele é uma
péssima referência é, diretamente, desconsiderar o renomado trabalho de
pesquisadores como Anita Macedo e Horácio Macedo. Se você os desconsidera,
assim como todos os outros, busque fontes que melhor o agradem. Nenhuma
delas será tão parcial como você foi ao referir-se a "evidente" como algo
tão absoluto: "Alguns teoremas são bem 'evidentes' e muitos axiomas são
obscuros para alguém que nunca pensou no assunto."

No mais, concordo com o que disse a respeito da palavra postulado, pois, de
fato, muitos autores já escrevem tal observação em seus livros.

[]s,

Rafael de A. Sampaio