[obm-l] RE: [obm-l] Integração

Na realidade, a primitiva (ou anti-derivada - termo menos usual) de uma
funcao, quando existe, nunca eh unica. Neste caso, hah sempre uma familia de
funcoes cujas derivadas igualam-se aa funcao original. Assim, conforme vc
disse corretamente, para cada c hah uma funcao diferente. A razao disto eh
simplesmente o fato de que a derivada de uma funcao constante em um
intervalo eh identicamente nula no mesmo. Suponhamos que a funcao f tenha
uma primitiva, isto eh, exista uma funcao F tal que F'(x) =  f(x) para todo
x no dominio de f. Se, neste mesmo dominio, definirmos G por G(x) = F(x) +
c, sendo c uma constante, temos que G'(x) = F'(x) + 0 = f'(x), o que mostra
que G eh tambem uma primitiva de f. Desta forma, nao podemos dizer que F eh
"a" primitiva de f (e agora eh artigo definido mesmo..), mas sim "uma"
primitiva de f, pois hah infinitas primitivas
Artur.