[obm-l] Postulado

Eu noutro dia estava conversando com um padre da Igreja Catolica que tambem
gosta de matematica e acabou surgindo a seguinte questao: A Igreja afirma
que, quando trata de assuntos da mesma, o Papa eh infalivel. Na Igreja, isto
eh um dogma de fe'. Na Logica, nao existem dogmas nem fe'. Sob este ponto de
vista, eu classificaria esta afirmacao como um postulado no ambito da
Igreja, mas nao como um axioma. A Igeja aceita a afirmacao como verdadeira,
sem demonstracao. Axiomas sao mais semelhantes a definicoes, a regras.
Assim, com relacao ao famoso Axioma da Escolha, parece-me que seria mais
logico dizer Postulado da Escolha.
Artur