Re: [obm-l] problemas

On Wed, Jan 28, 2004 at 12:12:14PM -0500, Qwert Smith wrote:

> Eu pensei no problema original assim P = numero de arranjos onde 2 pessoas
> anivesariam no 359o / numero total de arranjos de 720 pessoas em 365 dias
>
> numero de arranjos onde joazinho recebe 2 e somente 2 balas / numero de
> solucoes possiveis da divisao de 720 balas por 365 criancas.

Eu não tenho certeza se a palavra arranjo é apropriada aqui.
Nos livros de ensino médio brasileiros, um arranjo é, se eu bem
me lembro, uma m-upla ordenada de elementos distintos de um conjunto
dado com n elementos. Neste caso o número de arranjos é n(n-1)...(n-m+1).

Pq exatamente este problema é considerado digno de ser decorado pelos
jovens do Brasil é algo que eu não entendo. Mas acho que você não está
interessado em discutir ensino de matemática no ensino médio no Brasil...

> O senhor pode me indicar links sobre o uso de binomiais nesses casos? Qual
> 'parte' da matematica e essa?

A parte da matemática se chama combinatória. Eu não sei bem o que recomendar
pq não sei em que nível de estudo você está. O livro Enumerative Combinatorics
do Stanley é bom mas talvez seja avançado demais.

[]s, N.