***********************************************************************************************

De: jorgeluis
Data: Mon, 29 Dec 2003 16:17:32 -0800 Valeu! Meus Amigos Ocultos! por terem me suportado neste ano, bastante próspero, onde até as críticas foram construtivas. Destaque para as discussões sobre "MARGEM DE ERRO" cujas dúvidas foram regidas com maestria pelo professor Morgado (CAMPEÃO!). Apesar da difícil missão de eleger o "problema do ano" entre bodes, camelos, galinhas de penacho, micos-leões, etc., o meu voto seria para o probleminha da "PONTE BAY". Vamos brindar a virada com o problema abaixo

Penélope, a Pessimista, e Olívia, a Otimista, são duas entre as dez finalistas em um confronto. Uma dessas dez finalistas será escolhida aleatoriamente para receber o grande prêmio (todas as finalistas têm a mesma chance de ganhar). Logo antes da entrega do grande prêmio, um juiz diz a oito finalistas que elas não ganharam o grande prêmio, permanecendo apenas Penélope e Olívia. Penélope pensa: "Mesmo antes de o juiz eliminar oito concorrentes, eu sabia que ao menos oito das outras concorrentes eram perdedoras. O fato de eu saber agora que essas oito eram perdedoras nada me diz de novo. Minha chance de ganhar é ainda de apenas 10%. Que sorte inútil? Olívia pensa: "Agora que as oito foram eliminadas, restam apenas duas de nós no confronto. Assim, tenho uma chance de 50% de ganhar! Que sorte!.Qual das duas análises é correta?Boas Festas e até o próximo ano! se vocês, assim permitirem! OK!