Re: [obm-l] alg-lin

> Eu tenho uma duvida conceitual. A definicao de autovalor que o Fabio
> parece
> estar usando acima eh a de raiz do polinomio caracteristico do operador
> correspondente. Mas e se tivermos um operador sobre R^n cujo polinomio
> caracteristico tem apenas raizes complexas?
> Por exemplo, o operador T:R^2 -> R^2 definido por T(x,y) = (x+y,-x+y) tem
> como polinomio caracteristico x^2 - 2x + 2, cujas raizes sao 1+i e 1-i.
> 1+i serah autovalor desse operador se existir algum vetor nao nulo (a,b)
> de
> [...]

    Oi Claudio,

    Se você considera R^2 como espaço vetorial sobre R, T não tem
autovalores. Como você mesmo observou, x^2 - 2x + 2 não possui raízes
reais. O único problema é que você roubou ao olhar para o conjunto dos
complexos... Autovalores são elementos do corpo que você associou ao
espaço vetorial.Tá vendo, quem mandou você escolher um corpo ruim!!! Se
você não escolheu um corpo K algebricamente fechado, claramente terá
problemas ao considerar as transformações lineares de K^n em K^n ( K^n
E.V. sobre K ). Dizer que os autovalores de T não estão associados a
nenhum autovetor não faz sentido.

    V espaço vetorial sobre o corpo K.
    T : V -> V linear

    Caso exista x em K tal que ( T - xI ) seja não-injetora, dizemos que x
é autovalor de T.
Sabemos que ( T - xI ) é não-injetora <=> existe um vetor v não-nulo tal
que ( T - xI )v = 0. Daí v é dito autovetor associado a x. Este <=>, na
verdade, é herdado lá dos grupos...

    G grupo, f : G -> G homomorfismo.
    Então f é injetora <=> ker(f) é trivial (somente o elemento identidade)

Eu sei que você já sabe tudo isso, mas acredito que será útil para alguém !

--
[]s
Felipe Pina