Re: [obm-l] alg-lin

on 01.12.03 20:40, Fabio Dias Moreira at fabio.dias.moreira@terra.com.br
wrote:

> Toda transformação linear tem autovalores -- eles são as raízes de
> det(A - xI) = 0; só que eles não são necessariamente reais.
>
> []s,

Eu tenho uma duvida conceitual. A definicao de autovalor que o Fabio parece
estar usando acima eh a de raiz do polinomio caracteristico do operador
correspondente. Mas e se tivermos um operador sobre R^n cujo polinomio
caracteristico tem apenas raizes complexas?
Por exemplo, o operador T:R^2 -> R^2 definido por T(x,y) = (x+y,-x+y) tem
como polinomio caracteristico x^2 - 2x + 2, cujas raizes sao 1+i e 1-i.
1+i serah autovalor desse operador se existir algum vetor nao nulo (a,b) de
R^2 tal que T(a,b) = (1+i)*(a,b), mas isso eh claramente impossivel. Entao
eh correto dizer que T nao tem autovalores? Ou devemos dizer que os
autovalores de T nao estao associados a nenhum autovetor?

Um abraco,
Claudio.