Re: [obm-l] Matrizes e seus polinomios caracteristicos

> Ola pessoal,
>   Uma certa resolucao de uma questao do ime de matrizes me despertou um
> interesse pelo polinomio caracteristico de uma matriz jah q ateh entao
> eu nao tinha ouvido falar, ateh pq eu sei apenas o basico de algebra
> linear =]
>   Eu gostaria de saber o seguinte:
> - Para cada matriz eu tenho apenas 1 polinomio caracteristico ou uma
> matriz pode ter mais de 1?

   Apenas 1, por isso falamos 'do polinômio característico'.
   Se A é a sua matriz e ela é nxn, o polinômio característico de A é
definido como

   p(x) = det( A - x*I )

   onde I é a matrix identidade nxn.

> - Que situacoes podem amarrar o grau de um polinomio caracteristico de
> uma matriz? Se eu disser por exemplo q uma matriz eh idempotente eu jah
> amarro o grau do polinomio caracteristico dessa matriz?

    Todas as situações! Se a sua matriz é nxn, o polinômio característico
será de grau n.

--
[]s
Felipe Pina