[obm-l] Matrizes e seus polinomios caracteristicos

Ola pessoal,
  Uma certa resolucao de uma questao do ime de matrizes me despertou um
interesse pelo polinomio caracteristico de uma matriz jah q ateh entao eu
nao tinha ouvido falar, ateh pq eu sei apenas o basico de algebra linear =]
  Eu gostaria de saber o seguinte:
- Para cada matriz eu tenho apenas 1 polinomio caracteristico ou uma matriz
pode ter mais de 1?
- Que situacoes podem amarrar o grau de um polinomio caracteristico de uma
matriz? Se eu disser por exemplo q uma matriz eh idempotente eu jah amarro o
grau do polinomio caracteristico dessa matriz?
  Basicamente oq eu gostaria de saber eh isso, mas se alguem quiser comentar
mais alguma coisa saiba que seu comentario sera de grande utilidade =]

                                    Um abraço, Leonardo

http://messenger.msn.com.br