Re: [obm-l] OBM-2 e 3 - problema da divisibilidade

Oi, Cesar:

Vamos por partes:

1) Se sqrt(8m - 67) eh inteiro, entao 8m - 67 = n^2 para algum inteiro n.

Repare que isso implica que 8m - 72 = n^2 - 5, ou seja, que n^2 - 5 eh
multiplo de 8 ou, equivalentemente, que n^2 deixa resto 5 quando dividido
por 8.

Soh que se n deixa resto 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 quando dividido por 8, entao
n^2 deixa resto 0, 1, 4, 1, 0, 1, 4, 1, respectivamente. Ou seja, n^2 nunca
deixa resto 5 na divisao por 8.

Logo, n^2 - 5 nunca serah multiplo de 8. Em particular, n^2 - 5 nunca serah
igual a 8m - 72 para algum m. Portanto, 8m - 67 nunca serah igual a n^2.

Essa historia de resto na divisao por 8 fica muito simplificada pelo uso de
congruencias - um conceito basico de teoria dos numeros. Consulte as
Eurekas. Elas tem varios artigos interessantes a respeito.

***

2) A sua afirmativa nao estah correta. De fato, quando m*p = 34^2, m*p - 67
= 33^2. No entanto, ha infinitos outros valores de m*p tais que m*p - 67 eh
quadrado perfeito. Basta tomar m*p = 67 + N^2, para algum inteiro N. Alem
disso, para N impar, m*p serah par e, portanto, composto.

Um abraco,
Claudio.