Re: [obm-l] OBM-2 e 3 - problema da divisibilidade

Eu provei isso de um jeito muito estranho durante a prova da OBM...

Eu afirmei que m.p - 67 só será quadrado perfeito caso m.p seja igual à 34^2.

Foi algo assim:

Lembrando que a soma dos n primeiros números ímpares resulta em n^2, e
sendo 67 o 34o. número ímpar positivo, podemos ver que m.p - 67 será um
quadrado perfeito se, e apenas se, m.p = 34^2 e m.p - 67 = 33^2.

Agora, basta provar que em 8m = 34^2 m não é inteiro.

m = ((2.17)^2)/8
m = (2.2.17.17)/8
m = (17^2)/2

Assim, 8m - 67 nunca será quadrado perfeito, e, conseqüentemente, sqrt(8m -
67)  nunca será racional, sequer inteiro.

Qualquer erro, eu pediria pra avisar... :-)

Um abraço,

Cesar Ryudi Kawakami