[obm-l] Proporção áurea. Qual o motivo do nome?

Estava mexendo em uma página q falava sobre proporção áurea e me deparei
com o seguinte:

Sejam as grandezas a e b; a sua soma a + b nos fornece o termo requerido:
(a + b)/a = a/b
que é uma proporção célebre e que se funda na seção ou corte de ouro.

Como assim??? Qual a origem do termo proporção áurea? O que o corte do
ouro tem a ver com isso? Gostaria de aproveitar e abrir algum tipo de
discussão sobre o tema. Já ouvi falar que alguma coisa na Monalisa do Da
Vinci tem a ver com proporção áurea, não me lembro direito. Alguém sabe
dizer???

Alexandre Daibert