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Re: [obm-l] Re: [obm-l] Questões_IME_(ultra-foda!)



Realmente, ocorrem poucas vezes, mas acho q o IME deveria tomar mais 
cuidado com isso, pois sendo a prova de apenas 10 questões uma questão 
mal colocada pode prejudicar de maneira substancial um candidato 
(prejudica mais aliás, os bons candidatos).

Alexandre D.

Igor Castro escreveu:

> Dividir harmonicamente um segmento é "dividi-lo" internamente e 
> externamente na mesma razão. Ex, AB=10, C está sobre AB tal que AC=6, 
> D está depois de B tal que BD=20. Repare que AC/BC = AD/BD. Ou seja, C 
> e D dividem AB harmonicamente numa certa razão (mais a fundo, vc pode 
> provar que representam o pé das bissetrizes internas e externas e daí 
> concluir mais coisas)
> Não acho que os problemas do ime sejam mal elaborados. Na minha 
> opinião, o que ocorre as vezes(poucas diante de todos os problemas) é 
> que devido a complexidade dos problemas e a necessidade de adaptá-los 
> a uma prova de concurso de nível médio pode deixar o enunciado um 
> pouco estranho ou confuso. Mas isso realmente ocorre poucas vezes.
> []´s
> Igor Castro
>  
>  
> ----- Original Message -----
>
>     *From:* Roberto Gomes <mailto:rocha312000@yahoo.com.br>
>     *To:* obm-l@mat.puc-rio.br <mailto:obm-l@mat.puc-rio.br>
>     *Sent:* Wednesday, October 01, 2003 8:34 AM
>     *Subject:* Re: [obm-l] Questões_IME_(ultra-foda!)
>
>     Não concordo com vc, pelo contrário acho as provas do IME muito
>     bem elaboradas, não vejo nada de confuso. sobre divisão harmonica
>     e questões com essa de geometria vc poderá encontra no livro
>     Geometria II do Morgado que por sinal, para mim, é uns dos
>     melhores livros de geometria que eu conheço.
>      
>     Roberto Gomes
>
>     */Alexandre Daibert <alexandredaibert2@ig.com.br
>     <mailto:alexandredaibert2@ig.com.br>>/* wrote:
>
>         Caros colegas, gostaria da ajuda dos senhores, por obséquio,
>         se não for
>         incomodar muito, para a resolução dos seguintes problemas de
>         vestibulares do IME:
>
>         (IME 96)
>         Dados os trinômios de segundo grau:
>         y = ax^2 + bx + c (I)
>         y = a´x^2 + b´x + c´ (II)
>         Cosidere, sobre o eixo Ox, os pontos cujas abscissas são as
>         raízes do
>         trinômio (I) e A´B´ os pontos cujas abscissas são raízes do
>         trinômio (II).
>         Determine a relação que deve existir entre os coeficientes a,
>         b, c, a´,
>         b´, c´, de modo que A´B´divida o segmento AB harmonicamente.
>
>         obs1: O que significa esta divisão harmônica? As extremidades
>         podem ser
>         iguais? ou seria a divisão do segmento em 3? Como divido um
>         segmento em
>         3 harmonicamente?
>
>         (IME 96)
>         Determine os números naturais n para os quais existem
>         poliedros convexos
>         de n arestas.
>
>         obs2: essa eu até fiz, mas gostar! ia de conferir a resposta.
>
>         (IME 93)
>         Num triângulo ABC traçamos a altura AH e do pé H desta altura
>         construímos as perpendiculares HD e HE sobre os lados AB e AC;
>         seja P o
>         ponto da interseção de DE com BC. Construindo as alturas
>         relativas aos
>         vértices B e C determina-se também, de modo análogo Q e R
>         sobre os lados
>         CA, AB. Demonstre que os pontos P, Q, R são colineares.
>
>         obs3: Esta questão tem uma figura, q eu considerei
>         desnecessária. Caso
>         alguém não tenha entendido me diga q eu faço a figura e mando
>         pra lista.
>
>         Gostaria de aproveitar a oportunidade em q estou abrindo a
>         discussão
>         destes problemas do IME para expressar a minha indignação
>         sobre alguns
>         problemas deste vestibular. Por anos temos visto que o IME não
>         se cansa
>         de colocar questões mal-elaboradas em seu vestibular, no
>         sentido de ter
>         interpretações ambíguas, não só na prova de matemática. Mesmo
>         o aluno
>         mais bem preparado fica confuso frente a algumas questões, que
>         s! ão
>         mal-colocadas realmente. Fico me perguntando qual o objetivo dos
>         professores ao colocar questões confusas no vestibular.
>         Selecionar os
>         melhores candidatos, provavelmente não é, pois as vezes um bom
>         candidato
>         pode ser eliminado porque não soube interpretar uma questão
>         confusa.
>         Gostaria de saber se esta opinião é só minha, ou se mais algum
>         colega da
>         lista compartilha do mesmo sentimento em relação ao vestibular
>         do IME.
>
>         Alexandre D.
>
>
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>         Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
>         http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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