Re: [obm-l] Resultados da Ibero 2003

Não, a correçao foi muito bem feita e o Alex bobeou. Eh claro que, matematicamente, nao ha diferença entre o 42 do Fabio e o 41 do Alex. Mas o Alex bobeou. Trocou um sinal, o que eh extremamente natural, e na hora de fazer a conta final, em que teria a oportunidade de perceber que havia um erro de sinal e, portanto, teria a oportunidade de corrigi-lo, nao fez a conta final e escreveu o que deveria aparecer no final (se nao tivesse errado), cometendo, portanto, um segundo erro de sinal.
Uma coisa importante desta olimpiada foi o ingresso de Porto Rico no grupo dos paises dourados, ou seja, que ganharam alguma medalha de ouro em Iberos. Considero isso uma das melhores coisas desta Ibero. A outra foi a bailarina de vermelho.
Agora, falando serio(?): a festa de encerramento teve dois casais dançando (ah, a bailarina de vermelho) e, para surpresa total, dançando nao o tango e sim salsa, merengue, rumba, etc. Dizem as mas linguas que isso eh para convencer a todos que a Argentina eh um pais caribenho e, portanto, pode disputar a Centro-americana.
A Olimpiada foi muito bem organizada, as condiçoes de hospedagem foram luxuosas, nuestros hermanos portenos la hicieran muy bien.
Como gozar argentinos eh, para nos, um esporte nacional, viva a seleçao brasileira de polo. Passamos uma semana com a televisao enchendo nosso saco com a propaganda do polo: assista a partida Argentina x Brasil e conheça o melhor polo do mundo, o polo argentino.
Resultado do jogo: Brasil 9x7.
O que vou dizer agora eh o meu ponto de vista pessoal e nao deve nem pode de modo algum ser interpretado como uma posiçao da Comissao de Olimpiadas. O ponto fraco da Olimpiada, como sempre, eh o Jurado (conjunto dos chefes de delegaçao). Escolheu mal a prova: o problema 6 nao eh um problema olimpico (ou seja, um problema que necessite de mais engenho do que de conhecimentos especificos para sua resoluçao), facilitando a vida de paises que fizeram um treinamento aprofundado, como Brasil e Argentina. O problema 1 tambem nao era suficientemente facil para evitar a crueldade de levar um menino a uma Olimpiada e fazer com que ele volte para casa carregando seis notas zero.
O desempenho do Brasil foi muito, muito bom. Sempre havera alguem que diga: como, se houve um 0 numa questao? Isso acontece. Premido pelo tempo, fica-se nervoso e aih eh que nao sai nada. Poderiamos ter tido um desempenho melhor no problema 4. O resto, ateh o 0, eh da vida.
Havia um problema absolutamente lindo no banco, mas nao foi selecionado.
Abraços a todos.
Morgado

Em Fri, 19 Sep 2003 09:14:01 -0300, Claudio Buffara <claudio.buffara@terra.com.br> disse: