From: "Augusto Cesar de Oliveira Morgado" <morgado@centroin.com.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Sunday, September 21, 2003 4:27 AM
Subject: Re: [obm-l] Resultados da Ibero 2003

> Não, a correçao foi muito bem feita e o Alex bobeou. Eh claro que,
matematicamente, nao ha diferença entre o 42 do Fabio e o 41 do Alex. Mas o
Alex bobeou. Trocou um sinal, o que eh extremamente natural, e na hora de
fazer a conta final, em que teria a oportunidade de perceber que havia um
erro de sinal e, portanto, teria a oportunidade de corrigi-lo, nao fez a
conta final e escreveu o que deveria aparecer no final (se nao tivesse
errado), cometendo, portanto, um segundo erro de sinal.
> Uma coisa importante desta olimpiada foi o ingresso de Porto Rico no grupo
dos paises dourados, ou seja, que ganharam alguma medalha de ouro em Iberos.
Considero isso uma das melhores coisas desta Ibero. A outra foi a bailarina
de vermelho.
> Agora, falando serio(?): a festa de encerramento teve dois casais dançando
(ah, a bailarina de vermelho) e, para surpresa total, dançando nao o tango e
sim salsa, merengue, rumba, etc. Dizem as mas linguas que isso eh para
convencer a todos que a Argentina eh um pais caribenho e, portanto, pode
disputar a Centro-americana.
> A Olimpiada foi muito bem organizada, as condiçoes de hospedagem foram
luxuosas, nuestros hermanos portenos la hicieran muy bien.
> Como gozar argentinos eh, para nos, um esporte nacional, viva a seleçao
brasileira de polo. Passamos uma semana com a televisao enchendo nosso saco
com a propaganda do polo: assista a partida Argentina x Brasil e conheça o
melhor polo do mundo, o polo argentino.
> Resultado do jogo: Brasil 9x7.
> O que vou dizer agora eh o meu ponto de vista pessoal e nao deve nem pode
de modo algum ser interpretado como uma posiçao da Comissao de Olimpiadas. O
ponto fraco da Olimpiada, como sempre, eh o Jurado (conjunto dos chefes de
delegaçao). Escolheu mal a prova: o problema 6 nao eh um problema olimpico
(ou seja, um problema que necessite de mais engenho do que de conhecimentos
especificos para sua resoluçao), facilitando a vida de paises que fizeram um
treinamento aprofundado, como Brasil e Argentina. O problema 1 tambem nao
era suficientemente facil para evitar a crueldade de levar um menino a uma
Olimpiada e fazer com que ele volte para casa carregando seis notas zero.
> O desempenho do Brasil foi muito, muito bom. Sempre havera alguem que
diga: como, se houve um 0 numa questao? Isso acontece. Premido pelo tempo,
fica-se nervoso e aih eh que nao sai nada. Poderiamos ter tido um desempenho
melhor no problema 4. O resto, ateh o 0, eh da vida.

<claudio.buffara@terra.com.br> disse: