Re: [obm-l] questãos dificíes de entender!!! ajudar!

3)
-----------------------------------
n = números de nobres (sem contar os filhos)
x = quantidade inicial que cada nobre contribuiria
z = número total de filhos
-----------------------------------

o numero de filhos de claudio eh 2
para descobrir o numero de filhos de Augusto basta resolver a equação descrita no problema:

y+6 = 5sqrt{y}

elevando ao quadrado:

y^2 + 12y + 36 = 25y
y^2 - 13y + 36 = 0

y' = 4 ;  y" = 9

como ele diz que eles podem ser contados com os dedos de uma única mão, temos que o número de filhos de Augusto é 4

logo: z = 4 + 2 = 6

720/n = x             (I)
720/(n+z) = x - 6     (II)

substituindo I em II

720/(n+6) = 720/n - 6

tirando o MMC

720n = 720(n+6) - 6n(n+6)
720n = 720n + 4320 - 6n^2 - 36n
6n^2 + 36n - 4320 = 0
n^2 + 6n - 720 = 0

n' = -30   ;  n" = 24

como o número de nobres com certeza não é negativo, temos que o número de nobres é 24...