Re: [obm-l] Resultados da Ibero 2003

Falando nisso,vamos ver a prova,como deveria ser tradiçao na lista.Digamos que ultimamente geometria tem sido mais decente em olimpiadas.ainda estou tentando os problemas de geometria da prova.qualquer coisa,quando voltar minha criatividade,eu mando algo.

Augusto Cesar de Oliveira Morgado <morgado@centroin.com.br> wrote:
Não, a correçao foi muito bem feita e o Alex bobeou. Eh claro que, matematicamente, nao ha diferença entre o 42 do Fabio e o 41 do Alex. Mas o Alex bobeou. Trocou um sinal, o que eh extremamente natural, e na hora de fazer a conta final, em que teria a oportunidade de perceber que havia um erro de sinal e, portanto, teria a oportunidade de corrigi-lo, nao fez a conta final e escreveu o que deveria aparecer no final (se nao tivesse errado), cometendo, portanto, um segundo erro de sinal.
Uma coisa importante desta olimpiada foi o ingresso de Porto Rico no grupo dos paises dourados, ou seja, que ganharam alguma medalha de ouro em Iberos. Considero isso uma das melhores coisas desta Ibero. A outra foi a bailarina de vermelho.
Agora, falando serio(?): a festa de encerramento teve dois casais dançando (ah, a bailarina de vermelho) e, para surpresa total, dançando nao o tango e sim salsa, merengue, rumba, etc. Dizem as mas linguas que isso eh para convencer a todos que a Argentina eh um pais caribenho e, portanto, pode disputar a Centro-americana.
A Olimpiada foi muito bem organizada, as condiçoes de hospedagem foram luxuosas, nuestros hermanos portenos la hicieran muy bien.
Como gozar argentinos eh, para nos, um esporte nacional, viva a seleçao brasileira de polo. Passamos uma semana com a televisao enchendo nosso saco com a propaganda do polo: assista a partida Argentina x Brasil e conheça o melhor polo do mundo, o polo argentino.
Resultado do jogo: Brasil 9x7.
O que vou dizer agora eh o meu ponto de vista pessoal e nao deve nem pode de modo algum ser interpretado como uma posiçao da Comissao de Olimpiadas. O ponto fraco da Olimpiada, como sempre, eh o Jurado (conjunto dos chefes de delegaçao). Escolheu mal a prova: o problema 6 nao eh um problema olimpico (ou seja, um problema que necessite de mais engenho do que de conhecimentos especificos para sua resoluçao), facilitando a vida de paises que fizeram um treinamento aprofundado, como Brasil e Argentina. O problema 1 tambem nao era suficientemente facil para evitar a crueldade de levar um menino a uma Olimpiada e fazer com que ele volte para casa carregando seis notas zero.
O desempenho do Brasil foi muito, muito bom. Sempre havera alguem que diga: como, se houve um 0 numa questao? Isso acontece. Premido pelo tempo, fica-se nervoso e aih eh que nao sai nada. Poderiamos ter tido um desempenho melhor no problema 4. O resto, ateh o 0, eh da vida.
Havia um problema absolutamente lindo no banco, mas nao foi selecionado.
Abraços a todos.
Morgado

Em Fri, 19 Sep 2003 09:14:01 -0300, Claudio Buffara disse:

> Parabens a todos, especialmente Fabio e Alex que gabaritaram a prova (o
> ponto que "la banquita" tirou do Alex na no. 2 deve ter sido soh pra nao ter
> 2 brasileiros com nota maxima - aposto que o Morgado quase bateu em algum
> "hermano porte~no" por causa disso - sou bairrista, sim, e dai?...)
>
> Um abraco,
> Claudio.
>
> on 18.09.03 19:59, Fábio Dias Moreira at fabio.dias.moreira@terra.com.br

Desafio AntiZona: participe do jogo de perguntas e respostas que vai dar
1 Renault Clio, computadores, câmeras digitais, videogames e muito mais!