Re: [obm-l] Valores de aderencia

Oi, Artur e Will:

> Eu acho que a sequencia tg(n) acaba acaindo num caso muito similar
> aaquele que abordei ontem. Eh periodica, com periodo minimo irracional
> PI; Eh continua em todo seu dominio, que eh o R exceto os pontos da
> forma k*PI+PI/2, k inteiro.  Os argumentos que dei ontem creio que
> provam que tg(n) eh densa em R.

Concordo.

> A tangente so nao eh definida em um
> subconjunto numeravel de R, ou seja, eh definida e continua em quase
> todo o R, pois conjuntos numeraveis tem medida zero. Se nos pontos da
> forma k*PI+PI/2 definissemos a tangente no que quer que fosse, teriamos
> uma funcao definida em todo o R, descontinua nestes pontos e, para nosos
> objetivos, nada se alteraria. Estah me parecendo que talvez seja
> importante que a funcao seja continua em quase todo o R. (isto eh, so eh
> descontinua - ou nao definida - em um subconjunto de medida nula)

Acho que nao. Veja abaixo.

> Aqui nao posso ir muito longe, nao domino a teoria de medidas. (Eh um assunto
> lindo, jah tentei avancar mas nunca acho tempo).

Tambem acho que nao precisa chegar a tanto.

> No exemplo que o Will deu, f(x) = cos(x), x irrac, f(x) =1 se x = rac.,
> f gera exatamente a sequencia cos(n), densa em [-1,1]. Esta funcao que
> ele deu soh nao eh continua em um conjunto numeravel, logo de medida
> zero.

De fato, o exemplo do Will foi o oposto:
f(x) = cos(x), x racional
f(x) = 1, x irracional

f(x) gera a sequencia cos(n) e soh eh continua nos pontos da forma x =
2*k*Pi (onde cos(x) = 1) , k inteiro, ou seja eh descontinua em quase todo
ponto. Soh que f nao eh uma sobrejecao em [-1,1], afinal quem eh
f^(-1)(1/2), por exemplo.

Por outro lado, definindo:
f(x) = 0, para x = 2*m*Pi, m inteiro;
f(x) = 1, para x = n*Pi + Pi/2, n inteiro,
f(x) = cos(x) para x racional nao nulo;
f(x) = -cos(x) para x irracional diferente de 2*m*Pi e de (n*Pi + Pi/2), m,
n inteiros,

obtemos uma sobrejecao em [-1,1] que gera cos(n), eh descontinua em todo
ponto e cuja imagem inversa de cada ponto de [-1,1] eh um conjunto infinito.

> O fato de f ser limitada nao eh mesmo relevante. Se,  entretanto, f for
> continua e periodica em R, entao f eh automaticamente limitada e
> uniformemente continua em R.
>
> Abracos
> Artur

> enumerável
> que,
> [x,infinito]

Ponto interessante. Pra mim faz sentido.