[obm-l] Re: [obm-l] quetões simples

----- Original Message -----
From: "elton francisco ferreira" <elton_2001ff@yahoo.com.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Monday, August 25, 2003 7:43 PM
Subject: [obm-l] quetões simples

> A soma de dois numeros reais distintos é igual ao
> produto desses numeros. o menor valor natural desse
> produto é igual :
>
> 8
> 7
> 6
> 5
> 4
>
> um aluno escreveu os numeros inteiros desde 1 ate
> 2.850.quantas vezes ele escreveu o algarismo sete?

> [...]

para cada grupo de 100 seram escritos 20 '7's.  10 nas unidades e 10 nas
dezenas.
28 * 20 = 560
agora e so somar o numero de vezes 7 aparece nas centenas 7xx, 17xx, 27xx
3 * 100 = 300
de 2800 a 2850 o sete e escrito mais 5 vezes
5 + 300 + 560 = 865

> quantos numeros há entre 45^2 e 46^2 que nao são
> quadrados perfeitos?
>
> 91
> 90 *
> 96
> 98
> 89

46^2 - 45^2 = 46 + 45 = 91
como o 91o numero e quadrado (46^2) a resposta e 91 - 1 = 90

> Calcular o menor numero que se deve tirar de 1.896ara
> torna-lo perfeito?
>
> 47 *
> 37
> 27
> 17
> 7

Gostaria de ver uma solucao diferente pra esse aki.  Eu so sei fazer por
aproximacao.
40^2 = 1600
41^2 = 1600 + 40 + 41 = 1681
42^2 = 1681 + 41 + 42 = 1764
43^2 = 1764 + 42 + 43 = 1849
44^2 > 1896, 1896 - 1849 = 47

> [...]
> primeira tentativa verificou que faltava 15 homens
> para completar o quadrado. retirou então um soldado de
> cada lado e sobraram 34 homens, depois da formatura
> realizada. quantos eram os soldados?
>
> 700
> 500
> 610
> 690
> 715
>
> tres caixas contém o mesmo numero de
> laranjas;passou-se para a terceria caixa 13 laranjas
> da primeira e 15 laranja da segunda. com quantas
> larnajas a terceira caixa ficou a mais que as outras?

Acho que esta faltando informacao nesse aki.
antes:
1)x 2)x 3)x
depois:
1)x-13 2)x-15 3)x+28
x+28-(x-13)-(x-15) => 56-x

> Escrevendo os numeros inteiros sem separar os
> algarismos. Assinale o algarismo que ocupa a 985^o ?
>
> 1
> 2
> 3
> 4 *
> 5
Imagino que o problema se refira aos numeros inteiros nao negativos.
Sao necessarios 190 digitos para escrever todos os numeros de 0 ate 99
a partir dai cara numero usa 3 algarismos

(985-190)/3 = 265

99 + 265 = 364,  logo o 985o algarismo e 4