[obm-l] BELEZA MATEMÁTICA

Title: Re: [obm-l] Re: [obm-l] ENQUETE - BELEZA MATEMÁTICA

De acordo com a sugestao do Claudio, vou apresentar aqui a prova de um dos teoremas que acho muito bonito, qual seja, a desigualdade das medias aritmetica e geometrica baseada na propriedade da funcao exponencial segundo a qual e^x >=  1+x para todo real x, ocorrendo igualdade se, e somente se, x=0. Esta prova, que nao me parece ser muito difundida,  eh, na minha opiniao, muito elegante e exemplifica como ramos aparentemente estanques da matematica sao,  na realidade, correlacionados.

Sejam x_1,....x_n numeros positivos e sejam a e g as suas medias aritmetica e geometrica, respectivamente. Para cada i=1,....n, defiinamos r_i como o desvio relativo de x_i com relacao a a , ou seja, r_i = (x_i-a)/a = x_i/a -1. Eh imediato que a soma dos x_i eh nula. Pela propriedade  da funcao exponencial, temos, para cada i=1,...n, que e^r_i >= 1+ r_i, ocorrendo igualdade se, e somente se, r_i = 0. Da definicao de r_i, segue-se que e^r_i  >= x_i/a (1),  havendo igualdade se, e somente se, x_i = a.

Como ambos os membros das n desigualdades englobadas em (1) sao positivos (decorrencia de outra propriedade da funcao exponencial), podemos multiplica-las membro a membro, obtendo Produto (i=1,n) e^r_i  = e^[Soma(i=1,n) r_i] = e^0 = 1 >= Produto (i=1, n) (x_i/a) = [Produto (i=1,n) x_i]/a^n = g^n/a^n = (g/a)^n. Temos, portanto, que 1 >= (g/a)^n, ocorrendo igualdade se, e somente se, x_i= a para cada i=1, ...n. Concluimos, assim que, a>=g, com igualdade se, e somente se, todos os x_i forem iguais.

Um abraco.

Artur