Re: [obm-l] Re: [obm-l] ENQUETE - BELEZA MATEM ÁTICA

Eiu vou colocar a minha demonstraçao preferida da
infinitude dos primos:

Seja F(t)-1=2^2^t,na notaçao de Knuth para
potenciaçao.
Seja 1<d um certo natural.
Se d divide F(a) e d divide F(b) com a<b,entao
2^2^a=-1(d).Elevando a 2^(b-a),que e par pois
b-a>=1, obtemos 2^2^b=1(d).Mas 2^2^b=-1(d),e
portanto d divide 2.Mas d nao pode ser 1 pele
restriçao inicial,e nao pode ser 2 pois 2 nao
divide F(x) pois F e impar.
Logo dois numeros de Fermat sao primos entre si
se e somente se forem diferentes.
E ai e facil ver que os primos sao
infinitos:fatore todos os possiveis numeros de
Fermat.Os primos nao devem se repetir,pelo que
acabamos de provar.E como a sequencia e infinita
existem infinitos primos.
Ou melhor:escolha um divisor primo de cada numero
de Fermat.

Ate,ass.:Johann
 --- Claudio Buffara
<claudio.buffara@terra.com.br> escreveu: > Eu vou
dar mais um tempinho pra ver se alguem
> [...]
> por assunto, como no Proofs
> from the Book. Jah as demonstracoes sao outra
> historia - e voluntarios serao
> muito bem-vindos. Eu me disponho a provar que
> ha infinitos primos (ou pelo
> menos mais de 200, o que jah eh um belo
> resultado parcial). Que tal?
>
> Um abraco,
> Claudio.
>
> on 13.08.03 15:58, Domingos Jr. at
> dopikas@uol.com.br wrote:
>
> E então, quando veremos todos esses belos
> teoremas/problemas listados e
> demonstrados/resolvidos?
> Seria muito legal ter tudo isso reunido em

]ffu]2*uc/uc+]cW]2T]l+]f1ucvuX]WFu+]X*u*]W/]WcY+A]c*YWvY!Y2,ucbucwY*F]fcu*{Y

]ffu]2*uc/uc+]cW]2T]l+]f1ucvuX]WFu+]X*u*]W/]WcY+A]c+YW,Y*z:E@*@!Jqw]bt2@*J*i
> +1gAAA==^#~@

Conheça o novo Cadê? - Mais rápido, mais fácil e mais preciso.
Toda a web, 42 milhões de páginas brasileiras e nova busca por imagens!
http://www.cade.com.br