Re: [obm-l] Re:_[obm-l]_ENQUETE_-_BELEZA_MATEMÁTICA

Na verdade esta prova nao e a original de
Euclides mas e muito proxima no sentido de uma
demonstraçao facil e bonita para um bom compilado
de matematica antiga.
"Dado um conjunto qualquer finito de primos e
possivel achar um primo que nao esteja no
conjunto."
Sejam p1,p2,p3,...,pn os tais primos do conjunto
dado.Considere o numero 1+p1*p2*p3*...*pn.Se este
cara for primo acabou.Caso contrario ele pode ser
fatorado. Esse número nao e
divisivel por nenhum primo deste conjunto,
portanto,seus divisores primos estao fora do
conjunto.E fim!

 --- Henrique_Patrício_Sant'Anna_Branco
<hpsbranco@superig.com.br> escreveu: > Cláudio,

> A classica prova de Euclides é aquela que diz:
> Sejam p1, p2, ..., pm todos os primos. Entao
> consideremos o número N = p1 *
> p2 * ... * pm + 1. Esse número não seria
> divisível por nenhum primo e,
> portanto, contradiz o Teorema Fundamental da
> Aritmetica?
>
> Abraços,
> Henrique.

Conheça o novo Cadê? - Mais rápido, mais fácil e mais preciso.
Toda a web, 42 milhões de páginas brasileiras e nova busca por imagens!
http://www.cade.com.br