Re: [obm-l] ENQUETE - BELEZA MATEMATICA

Exatamente Cláudio, o Princípio de Dirichlet tb é conhecido como Princípio
da Casa dos Pombos ou das gavetas.

O exemplo do monge é muito bom. Coloquei-o certa vez numa prova de cálculo
I. Os alunos acharam "bacana". E quanto ao TNP a prova não é simples
realmente, mas a tentação de mostrar aos alunos a relação entre ln  e os nos
primos, destas relações absolutaamente inesperadas, é forte.

Aproveito para colocar mais alguns resultados e dizer que, a medida que leio
as respostas dos nossos colegas a sua enquete, fico cada vez mais perplexo,
pois raramente discordo de algum, o que me alegra por demonstrar que,
convenhamos, a Matemática é linda demais.

(6) Esse é simples e bonitinho demais: Existem desertos de primos tão
grandes qto se queira, isto é, formalmente: dado N natural, existe uma
sequência de N inteiros consecutivos compostos.

(7) A demonstração de que os números transcendentes são não-enumeráveis.

(8) A solução da eq: 2^x = x^2  . ( acho que se encontra isto em : Meu
Professor de Matemática... , do Elon. SBM )

(9) A demonstração de que  C  não é um corpo ordenado, pela simplicidade. (
Aqui vale dizer que não é necessário o emprego dos termos técnicos, como
corpo, por exemplo... )

(10) A relação de Euler para poliedros, que, pecaminosamente havia me
esquecido.

Abraços,

Frederico.