[obm-l] ENQUETE - BELEZA MATEMATICA

Caros colegas da lista:

Gostaria de contar com sua participacao numa enquete sobre "beleza
matematica".

O que eu precisao eh que cada um de voces me envie uma lista contendo algo
como 5 a 10 problemas/teoremas que voces consideram os mais bonitos e cujas
solucoes/demonstracoes sao as mais elegantes e/ou inusitadas e/ou
engenhosas. Nao precisa incluir a solucao/demonstracao, apenas o enunciado.
No entanto, se voce tiver em mente uma solucao/demonstracao especifica
(entre varias existentes) nao deixe de mencionar pelo menos o metodo
utilizado.

A unica restricao eh que estes resultados devem ser de um nivel acessivel a
um aluno normal de 2o. grau (ou seja, o Ultimo Teorema de Fermat e o Porisma
de Poncelet estao fora, mas o caso n = 4 do UTF e a versao para triangulos
do Porisma poderiam ser incluidos).

Importante: os resultados devem ser acessiveis a um aluno normal de 2o.
grau, mas nao necessariamente fazer parte do curriculo normal do 2o. grau.

Tambem nao precisa responder hoje ou amanha ou mesmo na semana que vem. Acho
que vale a pena pensar por um tempo e consultar a literatura - as vezes pode
ter um resultado belissimo do qual voce simplesmente se esqueceu por nao
encontra-lo ha muito tempo. As Eurekas sao uma otima referencia. O "Proofs
from the Book" tambem, apesar de nem tudo lah ter nivel de 2o. grau.

Se houver um numero suficiente de respostas, eu me comprometo a publicar uma
compilacao dos problemas e teoremas mais votados.

Desde jah a gradeco o interesse de quem quiser participar.

Um abraco,